4

Claro que Deus podia resolver... mas quem conheceu a mente do Senhor?





"...E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor
apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe,
 e foge para o Egito, 
 e demora-te lá até que eu te diga;
porque Herodes há de procurar o menino para o matar.


E, levantando-se ele,
tomou o menino e sua mãe, de noite,
e foi para o Egito.

E esteve lá, até à morte de Herodes,
 para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:
Do Egito chamei o meu Filho. "

Mateus 2:13-15
 
 
Lendo e ponderando sobre os eventos do nascimento de Jesus que saltam no nosso coração nessa época, me detive por longo tempo sobre uma passagem que eu nunca tinha valorizado antes... mas o Espírito me fez ler e ficar... ainda estou deixando o 'processo de decantação' ser concluído dentro de mim!
   
Logo depois de todos aqueles momentos sublimes que envolveram o nascimento - (Anjos, Cantata Celestial, Reis Magos, Estrela no Oriente, Adoração...) - Acontece um fato que não faz muito sentido estar no "script" da história Natalina!
 
Tantos acontecimentos sobrenaturais manifestando a glória e o poder do Senhor, e de repente a festa é estragada por um humano???
 
"Quando Jesus nasceu a Palestina estava sob o domínio do Império Romano, que estava sobre o domínio de Herodes, o Grande, que governou a Palestina de 40 ªC. até o ano 4 ªC.

Segundo o texto de Mateus 2:1, quando Jesus nasceu em Belém da Judéia, Herodes, o Grande reinava em Jerusalém. Diz o texto de Mateus que uns magos vindos do Oriente a Jerusalém, perguntavam onde havia nascido o Rei dos Judeus, pelo que tinham visto a sua estrela no Oriente e desejam adorá-lo. Quando o Rei Herodes tomou conhecimento desse fato, ficou muito alarmado juntamente com os habitantes de Jerusalém. Isto porque o Império Romano jamais admitiria que alguém fosse proclamado Rei de uma província sob o seu domínio." (Augusto Bello de Souza Filho)

Sim, estamos falando de um humano poderoso! E muito poderoso, Herodes era soberano, dono da situação, do poder, o Grande !!! Contudo, o infante era o Salvador do Mundo, filho do Altíssimo, a Segunda Pessoa da Trindade, Deus encarnado!!! Quem era Herodes diante do Cristo? O GRANDE PORCARIA!

Mas a Bíblia conta que José foi advertido em sonho para fugir da presença desse homem. Como assim?
Não faz sentido. O Todo Poderoso submetendo-se a uma situação? Fugindo? Escondido no Egito? Esperando o "Zé Herodes" morrer? Não combina!

Bastava que o Pai permitisse um infarto, uma morte súbita, uma queda da janela, um raio na cabeça... tão simples de resolver... mas a instrução é uma só: "Fuja e fique lá até que eu te avise de novo!"

Estudiosos sugerem 4 anos de fuga e espera! 
Deus se 'submete' a uma situação por desígnios que só cabem a Ele! 
O Egito e tudo que ele representa fez parte da história de Jesus e seus pais também.

Deserto...
Expectativa de dias melhores...
Coração apertado...
Dias incertos...
Dúvidas e ansiedade...
Sim, porque como humanos que eram, não podia ser diferente!

Jesus como Deus e guiado pelas mãos do Altíssimo também conta na sua história com o deserto!

Eu me detive longamente nesse texto porque pra mim é difícil lidar com a espera, difícil lidar com o "deserto" de alma muitas vezes, difícil lidar com as promessas que ficam utópicas diante da realidade.

Jesus era só um menino... será que Maria não olhava pra ele e se perguntava como seriam cumpridas as promessas diante da realidade nua e crua que viviam naquela fuga? Será que José nunca sentiu o seu coração apertado e se perguntando se não era imaginação demais dele?

Deserto - tenho a impressão - é lugar necessário de Deus na vida dos seus amados!
Deserto é lugar de caráter forjado,
Fé fortalecida - posto que é o tempo todo questionada,
Deserto é lugar de coração dependente,
Lágrimas confidentes diante do trono,
Coração humilhado aos pés do Pai!

E no nosso "Egito", recebemos o que é preciso para vivermos a próxima página da nossa história, porque se existe uma boa notícia de Deus pra nós, é que, deserto não é o lugar onde seremos estabelecidos, é apenas lugar de passagem!

Não peça pra Deus te livrar do "Egito", porque ele faz parte da história de todos nós... Deus poderia nos livrar facilmente dele, mas não quer, porque tem planos mais profundos...  Suplique apenas que Ele imprima no seu coração o caráter de Jesus e lhe dê alegria no processo! Porque uma verdade é inquestionável: Deserto na presença do Pai é também lugar de aconchego e cálice transbordante!!!

4 comentários:

Renato

Precisava mesmo de uma Palavra de Deus para minha vida hoje, e essa é a resposta de Deus para mim.

Beth

Faça as minhas as palavras do Renato!
Ahhh... como é difícil esperar, passar pelo deserto é muito ruim, às vezes ficamos sem expectativas, mas esse texto só vem a nos mostrar que Ele é maior e nos faz passar pelo "nosso deserto" para que as promessas Dele para nossas vidas sejam cumpridas.
Obrigado Senhor!! Obrigado por me fazer conhecer essa mulher tão ungida e usufruir das palavras que Deus coloca no seu coração.

Suênia Brito

Lindas palavras... foi muito gratificante pra mim

Márcia Slemer

Glória a Deus!!!
Sou apenas peregrina como vcs, tentando aprender sobre o Pai e andar pelo melhor caminho que muitas vezes é estreito, mas sempre recompensador! Deus abençoe vcs amados!!!

Postar um comentário